Muitas mulheres acham super difícil se maquiar e dizem que aprender essa arte é algo praticamente impossível. Hoje venho dizer a vocês que não, não é praticamente impossível, nem chega perto de ser. A automaquiagem é uma arte que poucas pessoas tem o 'dom', tem facilidade, tem jeito, mas ninguém nasce aprendendo a andar, nem a falar, nem, muito menos, a se maquiar! É tudo questão de prática! Qualquer pessoa pode aprender a se maquiar e eu sou prova disso! Antes de começar a falar sobre o assunto principal desse post, vou contar uma histórinha para vocês!
Quando eu tinha 14 anos, não sabia nada de maquiagem. Só sabia passar lápis, batom, rímel, o basicão mesmo. Outro dia eu fui sair com uma amiga e ela sabia se maquiar muito bem. Então eu pedi pra ela fazer minha make e ela disse: Aline, toda mulher tem que aprender a se maquiar, você vai ficar dependendo sempre de alguém pra te maquiar? E isso ficou martelando na minha cabeça, até que eu resolvi aprender e hoje não preciso de mais ninguém para fazer a minha maquiagem, nem muito menos tenho que sair 'desproduzida' para os cantos, pois eu fui persistente e aprendi a arte da automaquiagem, que está aí para todas, digo todas, aprenderem. E aproveito para dizer a vocês que esse foi o principal motivo para eu fazer o blog, mostrar a todas minhas leitoras que ninguém nasce sabendo e podemos SIM aprender a automaquiagem, simplesmente praticando! x)
Bom, então vamos começar o nosso papo de hoje! Para fazer sua própria maquiagem, você deve levar em consideração detalhes importantíssimos, que vão fazer toda diferença na sua make. O exagero normalmente é o fator chave para detonar uma maquiagem, tirando toda a beleza da mulher e deixando-a como uma palhacinha de circo, sem exagero nenhum rs. Então, pensando nisso eu trouxe para vocês os 5 pecados que eu acho principais na maquiagem e que hoje vocês já vão sair do meu blog sabendo. Vamos lá?
Base e pó diferente do tom da sua pele!
Algumas mulheres gostam de usar base mais escura, achando que vai ficar com o efeito bronzeado, mas é aí onde se encontra um dos principais pecados. Você não vai passar efeito algum, a não ser o de: ih, comprei a base errada. O efeito bronzeado você terá com outros produtos específicos para isso, como pós bronzeadores, por exemplo. Por outro lado existem outras meninas que gostam de comprar uma base em uma tonalidade a menos da pele. Esse é outro pecado, fazer isso só vai deixar a pele com uma expressão empalidecida, sem vida alguma e, acreditem, não tem blush que prove o contrário. Então quando você for comprar sua base, escolham nem um tom a mais, nem um tom a menos, simplesmente no tom da sua pele! Certinho?
Blush em Excesso!
O blush em excesso dá uma aparência nada legal. Para mim, o blush deve ser aplicado de uma forma que deixe um ar natural no rosto, por isso sempre uso em tons alaranjados, pêssego, em um tom a mais da minha pele e lembrem-se: nada em excesso. É preciso saber também como aplicar o blush corretamente, que vai depender do formato do seu rosto. Eu gosto de fazer a aplicação do blush sempre abaixo da maçã do rosto, mas vou deixar aqui as formas de aplicações adequadas para cada tipo de rosto:
Agora nada de errar no blush ein? Run. x)
Há quem goste de sobrancelhas bem marcadas, assim como as da modelo acima. Particularmente, não gosto nem um pouco. Deixa o rosto sem leveza alguma, fica algo grotesco, mas claro, isso depende de cada formato e cor de sobrancelha. Muitas pessoas pecam por corrigir a sobrancelha com lápis de olho, o que termina deixando-a bastante artificial, mas cada uma tem sua forma de se maquiar né? Deixo aqui duas dicas minhas para o tipo de sobrancelha que eu gosto, não muito marcada: para sobrancelha clarinha, assim como a minha, indico ajeitá-la com uma sombra marrom clarinha, com auxílio de um pincel. Para sobrancelhas escuras ou pretas, a dica é marcá-la levemente com lápis grafite, sim, esse mesmo, aquele que vc usa pra fazer contas matemáticas, também vai ter essa utilidade rs* #FicaDica
![]() |
Rosto com formato de coração! |
![]() |
Oval |
![]() |
Quadrado |
![]() |
Redondo |
Sobrancelhas Artificiais
Contorno marcado demais

Para fazer um bom contorno primeiramente é preciso realmente saber fazê-lo de verdade. Saber os locais corretos para se aplicar o produto, como aplicar e, principalmente, quanto aplicar. Existem várias técnicas de contornos, destinadas a variados formatos de rosto, principalmente o nariz.
Essa imagem mostra as técnicas básicas de contorno, mas existem truques que melhoram ainda mais os pequenos defeitinhos que nós não gostamos! Os principais são para afinar ou 'achatar' o nariz, então deixo outra imagem para vocês:

Batom nos dentes

Um dos temas desse post é o excesso, como vocês podem ver. E esse último pecado eu não preciso nem comentar né? A imagem já diz tudo! O mais importante para evitar esse tipo de erro 'básico' no look é aplicar o batom com um pincel, que dará uma cobertura mais precisa nos lábios. Se você não tem muita habilidade com o pincel ou prefere e acha mais prático aplicar o batom diretamente nos lábios, a dica é que, após aplicá-lo, pegue um lencinho de papel e pressione os lábios no mesmo, retirando o excesso do produto.
E por hoje é só meninas! Vou finalizando aqui os 5 piores pecados da maquiagem, lembrando que esses são os que eu acho, não sei se irá bater com a opinião de vocês, e se encontrarem algum pecado pior do que um desses é só comentar aí embaixo tá?